quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Os bárbaros

 Hoje decidi abordar um tema diferente dos anteriores do meu blog, iremos discutir sobre a idade média e também sobre suas influências.
 A idade média teve seu início na Europa com as invasões bárbaras do século V. Essas invasões ocorreram devido ao avanço do império romano. Quanto mais o império aumentava, mais dificuldades tinham os romanos de controlar as fronteiras e limites territoriais com outros povos que habitavam a Europa.
 Durante o século IV, os povos germânicos (receberam esse nome pois habitavam a região da atual Germânia) estavam "cansados" das possessões romanas e estavam em busca de terras mais férteis. Os povos germânicos sofriam grande pressão do povo Huno, (povo ainda sem origem comprovada que habitavam a região da atual Mongólia) o que causou uma grande desestabilização do povo bárbaro, para que eles avançassem sobre o império romano.
 O próprio nome "bárbaro" teve origem no império romano, e era dado esse nome a todos aqueles que não tinham os costumes do povo romano, não seguiam suas tradições e não assimilavam a língua romana, sendo um nome genérico para estrangeiros.
 Essas invasões dentro do território romano teve grande influência sobre o povo, pois ocorreu uma grande troca de tradições e difusão de costumes, tanto de um povo quanto para o outro. Os contatos iniciais do povo romano e bárbaro haviam ocorrido de forma pacífica nos limites do Rio Reno, porém, o império romano, com sua tentativa de aumentar o império, enviou tropas até o Rio Elba e com isso ouve confronto com o povo bárbaro, pois esse povo impôs os limites do império romano para o outro lado do rio. O povo bárbaro não queria novos domínios na Germânia.
 Alguns anos se passaram e o povo germânico começou a se "misturar" com o povo romano, e com isso alguns germânicos adentraram ao império romano como guardas ou mesmo para outras funções. Também foram criados postos de guardas nos limites da fronteira, para evitar que outros povos entrassem nessa região.
 A situação começa a se agravar quando o povo germânico sofre uma invasão do povo huno, isso acabou fazendo com que o povo germânico adentrasse ao império romano em grande quantidade, sendo a alavanca inicial para o confronto.
 A população germânica (godos que se dividiram em visigodos e ostrogodos), temendo o povo huno, acabou por romper a fronteira com o império romano, e se dirigiram aos então governantes romanos para pedir ajuda.


Observe a linha cor de rosa, povo ostrogodo e a linha roxa, povo visigodo e suas rotas pela Europa.



 A ajuda foi concedida pelo imperador Valente ao povo bárbaro, desde que os mesmo imigrassem até a região da Mesopotâmia e protegessem as fronteiras daquela região.
 Após algum tempo, o povo que habitava a região da mesopotâmia decidiu que era o momento de ter controle político sobre aquela região. Após isso, outras tribos buscaram refúgio na Europa.
 Por volta do século 402, o rei Alarico, da tribo dos visigodos, acabou por realizar várias campanhas militares favorecendo a invasão, então, para que não houvesse a invasão, esse comandante recebeu uma oferta generosa do império romano: uma grande quantidade de terras e tributos. Então, esse povo acabou dominado a atual região de Gália e da Península Ibérica.


O auge do império Huno. Observe a posição dos ostrogodos, próximos então da península itálica, dominada pelos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário