Memórias, assuntos sobre geografia, geologia, história, astronomia, teorias, e um pouco de tudo.
Mostrando postagens com marcador natureza. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador natureza. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Geonaturalismo
O geonaturalismo é um movimento que está tendo início aqui, e eu acredito que esse conceito deverá ser aplicado futuramente para que certas coisas entrem no eixo. Já existem conceitos semelhantes, mas acredito que ainda não exista nenhum como esse. O geonaturalismo se dá na junção de duas palavras geo de Terra e o naturalismo que, "em oposição ao sobrenatural ou espiritual, é a ideia ou crença de que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo; em extensão, a ideia ou crença de que não existe nada além do mundo natural". Inclusive acredito que todos os fenômenos "sobrenaturais" não tem nada de fantasioso, seriam como parábolas de efeitos naturais através dos anos, mas deixarei esse assunto para outro post.
Os "geonaturalistas" acreditam em um mundo natural, onde quem rege é a própria natureza. Tendo como nossa maior influência a própria Terra. Então GEONATURALISMO.
Toda a ação possui uma reação, e já tendo em mente esse conceito, isso também é aplicável, pois da mesma forma, na natureza, quando há uma intervenção do homem, também há uma resposta da natureza. Também gostaria de ressaltar que as reações ocorrem, mas há uma intervenção ainda maior nessa troca, que é a do próprio tempo. O tempo é ainda mais poderoso que a própria Terra, e me arrisco a dizer que a natureza apenas segue as leis do tempo.
Mais uma vez, continuamos na mesma linha, pois o tempo não seria meramente algo natural?
Enfim, também acrescento que a principal função dos geonaturalistas seria de zelar pela própria Terra, zelar pela natureza e seguir suas leis e princípios. Me parece que infelizmente o homem não segue mais essas coisas, e acabamos vendo reflexos que não desejamos ver.
Devemos cuidar daquilo que nos fornece a vida, e focar realmente nas soluções.
Muito me impressiona e desaponta ver que grandes inspiradores meus, grandes geógrafos, exitam em assumir esse risco e culpa. Aqueles da geografia não deveriam ser o grupo que mais zelam sua origem natural? Pois então o que acontece? Será que a ganância acaba muitas vezes vencendo?
Espero que o título desse post acabe se espalhando, e mais pessoas se tornem adeptos a ele, sei que é difícil muitas vezes aceitas uma "nova palavra", mas achei realmente interessante esse conceito e acredito que deva ser compartilhado.
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Dando continuidade...
Fico pensando como começar algo que pra mim é contínuo, pois as ideias estão sempre na humanidade, nós apenas "captamos" as informações, reconhecemos e aprimoramos tudo isso, tornando-a ainda mais complexa. Qual o sentido dessa evolução? Ninguém sabe.
Quão estranha é a nossa evolução. Os seres humanos e a sociedade já não se reconhecem mais como parte de um ecossistema, e apenas destroem algo que nos dá vitalidade e que somos totalmente ligados: a própria natureza.
O homem está desrespeitando a natureza e seu tempo, e o pior, há um egoísmo claro da humanidade de não se importar com as gerações futuras, ou seja, seus descendentes.
Eu ainda acredito que uma mudança pode ocorrer e uma maior conscientização também. Sei que não irei mudar o mundo apenas com uma postagem, e nem é esse meu intuito. Mas acho que exercendo a minha função de deixar um registro, uma ideia, uma semente no coração de alguém, já estarei fazendo minha parte.
Espero que um dia o homem reconheça seus erros. Que tente concertá-los, para que as mudanças não sejam ainda mais drásticas. Devemos perceber as mudanças climáticas que estamos causando, e assumir de uma vez nossa responsabilidade em nosso meio.
É vergonhoso que governos e instituições não se manifestem claramente sobre isso, é necessária uma GRANDE conscientização da população. É fácil dizer que a culpa é da natureza ou do acaso, mas infelizmente parece que ainda não temos tecnologias para nos dizer se somos responsáveis ou não. Ou será que já?
Encerro esse primeiro post assim, já abrindo um debate próprio, uma questão que sempre achei importante não só para mim, mas para todo resto. Muita coisa vem por aí.
Ame a natureza! Você é parte dela!
Assinar:
Postagens (Atom)
